Papo Maternativa

Lugar de mulher é na tecnologia!

*Por Pat Borbolla

Acho que um dos maiores absurdos que eu costumo ouvir quando começo a conversar sobre tecnologias e aplicativos é: “Mas você não ganha dinheiro, né? Esse mercado é dominado por homens!”.

QUÊ?

Aí eu paro, respiro bem fundo e relaxo. No fundo, é verdade e todo mundo sabe disso. Desde a revolução industrial até a criação de aplicativos, as áreas tecnológicas são dominadas por homens. Rolou até uma pesquisa feita pela socióloga Bárbara Castro apontando que em todo o Brasil, apenas 19% dos funcionários do setor são mulheres. E se expandirmos o cenário, ele também não se altera. O Amazon tem 120 gerentes, dos quais apenas 18 são mulheres. No Google, 30% do seu quadro de colaboradores.

Mas em meio a tanto homem, poucas pessoas sabem que a primeira pessoa a programar um algoritmo para ser processado por uma máquina foi a escritora inglesa e matemática Ada Augusta Byron King, ou simplesmente Ada Lovelace. Ela é considerada a mãe da programação! Incrível não é?

Quebrar paradigmas é uma tarefa quase diária na vida de uma mulher, mãe e empreendedora. A gente precisa se virar um mil, exercer quinhentas mil funções e, além de toda a cobrança da sociedade, existe a nossa cobrança interna. Eu mesma, me divido em milhares de funções diariamente e, se não contasse com um exército de apps, papéis e agendas, não daria conta!

“Ok moça, mas e essa lenga lenga leva a algum lugar?”

Leva! Prometo. Segura minha mão e vem comigo!

Primeiro, vamos às cordialidades: Eu sou a Pati, tenho 32 anos, mãe do Mattheus e da Aimée, ele com 13 e ela com 4 anos. Sou casada, diretora de arte, entusiasta de gastronomia, cabeça criativa por trás da Borbolla•baroni e La Catrina, a frente do “tá cabrón!”. Não satisfeita com tudo isso, eu também estou parindo um projeto de roupas lúdicas com uma amiga queridíssima e começando um namoro sobre um hub para mulheres com outras gurias incríveis! Insana, né?

Sobre a coluna, vamos lá: as duas idéias principais dos meus textos, aqui no Maternativa, são:

  • Mostrar que tecnologia não é um bicho de sete cabeças que só homens podem dominar;
  • Apresentar apps e soluções que facilitem o nosso dia a dia!

Dentre esses dois pontos, vão acabar surgindo reflexões, desabafos e, se tudo correr como espero, alguns textos com dúvidas que vocês me enviariam sobre os temas abordados! Vai ser bacana demais, tô te falando!

Para começar já mostrando algo bacanérrimo, vocês conhecem o IFTTT? If This, Then That. Em tradução livre: “Se isso, então aquilo”.

O nome por si só já explica um pouco do que este “aplicativo” faz: ele cria comandos automáticos de acordo com uma conduta preestabelecida, ou seja, define uma reação para determinada ação. Pode parecer complicado, mas o aplicativo ajuda demais em diversas frentes. O IFTTT apresenta um tutorial antes de começar que é bem explicativo. O software funciona com um sistema de receitas, em que cada uma tem três elementos: o canal de gatilho, o canal de reação e a descrição da ação. Por exemplo: o gatilho pode ser o GPS do celular e o canal de reação o SMS. A descrição seria “Enviar uma mensagem ao meu marido avisando que eu estou chegando em casa”.

As possibilidades de receitas são infinitas mas, mesmo que você fique meio perdida no começo, ele te dá opções ótimas! Selecionei algumas:

1 – Faça relatórios de chamadas

Às vezes, nós perdemos chamadas e nem nos damos conta. Se você sabe bem do que estou falando, você pode criar relatórios completos de todas as ligações que recebeu diretamente no Google Drive. Você pode fazer isso diretamente por esta receita, sendo que isso ainda pode ser completado por outras duas do mesmo autor: relatórios de chamadas atendidas e discadas.

2 – Inclua suas últimas fotos do Instagram no Pinterest

O Pinterest é uma plataforma que pode gerar inúmeros negócios, mas ainda é super mal explorada aqui em terras tupiniquins! Uma boa dica de leitura sobre é esse post aqui, sobre o posicionamento do Four Seasons (http://www.borbollabaroni.com.br/midia-social-blog/o-poder-do-pinterest-no-mercado-de-luxo/). Com essa receita, todas as suas fotos do Instagram vão para um board especifico do Pinterest! Existem outras receitas que permitem, por exemplo, que posts de Instagram com determinada hashtag sejam colocados no seu board também!

3 – Salve as fotos que postaram de você, direto no celular
Essa receita é bacana para maternativas que são marcadas em fotos com seus produtos! Ela automaticamente salva essas fotos no seu celular, para você ter em arquivo! Existem outras complementares, como a que automaticamente reposta no Instagram ou a que salva numa pasta do Google Drive.

4 – Acompanhe suas horas de trabalho no Google Agenda
Eu cobro meus serviços por hora, então é importantíssimo ter um relatório de quantas horas usei em cada job, reunião, procastrinando, almoçando, etc. Tanto para não cobrar demais, quanto para não perder tempo e ainda para apresentar ao cliente. Essa receita me ajuda demais nisso!

5 – Deixe seu celular no silencioso durante reuniões (Apenas Android)
Pode parecer uma receita besta, mas e quando a gente esquece de colocar no silencioso e vem aquele toque no meio da reunião, né? Infelizmente, as receitas que afetam essa funcionalidade só funcionam no Android!

6 – Hashtag especifica é reposta no Pinterest
Essa é ótima para quem esta começando a explorar o Pinterest como plataforma de relacionamento com o cliente! Estimule o uso de uma hashtag criada por você, e ela irá para esse board no Pinterest! Nós usamos no ‘tá cabrón e é sucesso 🙂

7 – Novo compromisso no Google Agenda cria um cartão no Trello
Eu, particularmente, uso muito o Trello e o Google Agenda. Mas as vezes eu esqueço de deixar os dois com os mesmos compromissos, e essa receita me ajuda demais! Sempre que eu incluo um novo evento na Agenda, um novo cartão é inserido no board que eu pré-definir no Trello! É uma mão na roda!

8 – Salvar contatos para planilha do Google
Levanta a mão quem já não se desesperou por que não fez backup dos contatos do celular? Eu sempre! HAHAHA Então, essa receita é das minhas queridinhas! Cada novo contato que eu incluo no iPhone, ele salva bonitinho numa planilha! É maravilhoso!

9 – Receba um email sempre que uma pessoa especifica postar no Instagram
Um bom meio de acompanhar concorrentes ou uma pessoa/marca que te inspira é usando essa receita. Você define o usuário e é avisado por email sempre que essa pessoa postar um novo conteúdo. Insights bons saídos dessa receita: fluxo de posts, curadoria de conteúdo, integração com usuários, horários dos posts, etc!

10 – De hora em hora, me lembre de tomar água
Parece besta, mas não é! Eu tenho muita dificuldade de tomar água, e essa receita me ajuda super! Como falávamos lá em cima, ser multitasking as vezes deixa uma ou outra coisa escapar 🙂 Por que não usar a tecnologia para ajudar a nossa saúde também?

Explorem o IFTTT, ele é cheio de funcionalidades incríveis – quem tem a casa automatizada, por exemplo, pode deixar várias receitas prontas para a casa funcionar quase que sem a sua interferência! O melhor é que, depois de um tempo, você começa a entender como funciona direitinho e cria suas próprias receitas, de acordo com a sua necessidade!

Espero que as dicas ajudem! Até a próxima! :*”

*Pat Borbolla, Patrícia, Pati, Pá, Mamãe, Mãin, Didi, Dinda, Tía Páti (com sotaque soteropolitano, pfvr.). Tem 32 anos, muitos quilos e pensamentos a mais e tempo de menos. Empreende em diversas frentes, mas as principais são no bureau de branding e num foodtruQUE de comida mexicana vegana. 

 

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *