A benção – a maldição – chamada Google!

Por Pat Borbolla*

Mulheres lindas, estou sumida. Eu sei, eu sei 🙁 Mas, como todo bom filho a casa torna, eis-me aqui!
Entre reviravoltas com meu tratamento, a empresa crescendo, os filhos também e o mundo em polvorosa com a Olimpíada – e PokemonGo! – tive uns contratempos!

Mas, sem choro nem vela, vamos falar sobre essa poderosa ferramenta que é o Google? 🙂 Já até prevejo vocês pensando: “Afff jura? Eu conheço o Google há anos, próxima dica vai”, acertei? Bom, perdoem-me as que realmente conhecem tudo que uma das maiores empresas do mundo oferece, mas vou destrinchar um pouco dos principais highlights – na minha opinião – e fazer uns alertas e apontar boas divas 🙂

Ferramenta de buscawww.google.com.br
De longe, a ferramenta mais famosa. Procure por serviços, tire dúvidas, compre e faça mais mil e uma coisas (ex.: digite o nome da sua cidade seguida da palavra tempo, e você terá a previsão do dia e dos três próximos. Digite o nome do filme que quer ver no cinema, seguido da sua cidade, e ele mostrará as próximas sessões. Além de calculadora, conversor de medidas e moedas, etc.), o Google permite também fazer buscas por vídeos, imagens, shopping, notícias, etc. Aqui vem meu primeiro alerta: imagens.

Muitas empreendedoras usam as imagens encontradas no buscador para ilustrar seus posts em redes sociais, flyers, sites e etc. Só que, na internet e no mundo, existe uma coisa chamada Copyright. A melhor maneira de usar fotos do Google sem se preocupar é clicando no botão “Ferramentas de pesquia” – logo abaixo do campo de busca – e, na opção dos Direitos de Uso, selecionar a opção “Marcadas para reutilização”. Assim, os resultados serão de fotos livres para serem usadas.

Google Drivedrive.google.com
A nuvem 🙂 Cloud computing é a capacidade de computação infinitamente disponível e flexível. A nuvem é tudo aquilo que fica por detrás da conexão. As preocupações com a largura de banda, espaço de armazenamento, poder de processamento, fiabilidade e segurança, são postas de parte. Ou seja: é um espaço para você armazenar arquivos e ter disponível sempre. iCloud e Dropbox são exemplos de aplicativos na nuvem. O Drive, também. Lá dentro, você pode criar pastas – como no seu computador – e documentos, além de armazenar, desde planilhas, apresentações e documentos do Word até guardar imagens, arquivos PDF e etc. Excelente para times, também, já que podemos compartilhar pastas com pessoas e etc. Para empresas, existe o Google For Work, com diversas opções pagas.

Google Tradutortranslate.google.com
Recebeu um e-mail gringo e tá com medo de responder errado? O Google Tradutor é uma ferramenta poderosa se você tem conhecimentos mínimos gramaticais da língua estrangeira em questão. Conforme a comunidade vai arrumando termos gramaticais, mais e mais confiável essa ferramenta se torna. Mas atenção: ainda ocorrem erros bizarros gramaticais, então, é sempre bom conferir 🙂

Google Adwordsadwords.google.com
O famoso anúncio patrocinado, com palavras chaves. O ideal é sempre ter um profissional de Business Intelligence para ajudar em estratégias, palavras chaves, objetivos e etc. Mas se o investimento não for possível, a própria ferramenta ajuda os usuários sem conhecimento. Não como um profissional, claro! Mas ajuda 🙂

Google Fontsfonts.google.com
Sabe quando a gente quer muuuuito fazer uma arte bonita, mas não quer usar as fontes que vem no nosso computador? Então, que me perdoem os type foundries gratuitos por ai, mas o Google Fonts agrega fontes lindas, normalmente super atuais e, acima de tudo, gratuitas para uso na web! Usando as ferramentas de pesquisa – serifada, sem serifa, á mão, espessura, etc – você encontra opções lindas, versáteis, gratuitas e sempre surpreendentes! É uma ferramenta utilizada por quase todos os designers que eu conheço 🙂 E os desenvolvedores – quem faz sites e etc – vão agradecer, afinal, todas as fontes listadas no Google Fonts tem webkits, que tornam a utilização dessas fontes possíveis nos sites e etc 🙂

Temos inúmeras outras ferramentas – Google Apps, Google Trends, Google Flights (<3) – capazes de resolver inúmeros problemas! 🙂 E ai, me conta, vocês sabiam de todas essas funcionalidades?

Beijo!

Pat Borbolla

Pat Borbolla, Patrícia, Pati, Pá, Mamãe, Mãin, Didi, Dinda, Tía Páti (com sotaque soteropolitano, pfvr.). Tem 33 anos, muitos quilos e pensamentos a mais e tempo de menos. Empreende em diversas frentes, mas as principais são no bureau de branding e num foodtruQUE de comida mexicana vegana.

Posts
Deixe um comentário