Jornada da Mãe Empreendedora – Resumo Potente da Live #01

RESUMO POTENTE DA LIVE DA RAFA CAPPAI PARA JORNADA EMPREENDEDORA DA MATERNATIVA

Ações práticas com atividades ideias que podem ser implementadas nesse momento pelas mães empreendedoras.

Clareza sobre os números.
Importante ter clareza  das suas receitas, clareza das suas despesas, clareza das suas metas.
Existe uma importante pergunta a ser  respondida: Por quanto tempo seu negócio pode continuar aberto com um cenário de receitas limitado?
É hora de sentar e olhar para os números. Olhar para quanto você tem em caixa, olhar e pensar sobre quanto tempo o seu negócio pode se manter aberto.
Um dos grandes pilares para qualquer empreendedor é ter clareza sobre a saúde financeira do seu negócio.

Reduzir despesas.
Depois de ter olhado para o seus números financeiros é hora de reduzir despesas e enxugar aquilo que não é essencial.

Cobrar devedores.
Também é hora de tentar antecipar recebimentos com quem te deve dinheiro.
Ações como essas exigem coragem para ir de verdade atrás dos seus recebíveis, sendo honesta sobre a sua situação nesse momento.

Adaptar Produtos e Serviços.
Adaptar seus produtos e serviços para continuar gerando valor.
Embora exista uma resistência de ir para o meio digital, ou virar 100% Digital esse  é momento de repensar essa resistência.
Pois essas circunstâncias que estão acontecendo não são usa frase de curto prazo, são no mínimo de médio e possivelmente de longo prazo.

Conversar com seus clientes.
Abrir uma conversa honesta com seus clientes falando da situação de uma maneira vulnerável e verdadeira e se abrindo para receber ajuda, ideias e dinheiro.

Avaliar formas de sustentar o negócio.
Existem muitas pessoas abrindo plataformas de financiamento coletivo, vaquinhas, doação voluntário, aplicando opções de pagamento com preços mínimos vs Preço ideal.
Qual o mínimo que você precisa para manter seu negócio operando? É possível fazer um projeto para manter você operando nesse período com o mínimo possível?

Criar uma alavanca de conexão com o cliente.
Mandar e-mail para se disponibilizar para parcerias, projetos e trabalhos.
Levante a lista dos seus melhores clientes e entre em contato para informar quais serviços, e produtos você está ofertando nesse momento.
Informe que você está disponibilizando um preço mais interessante, informe uma nova forma de pagamento .
É hora de se colocar, se mostrar disponível para ajudar e fazer aquilo que você sabe fazer.

Preço e Cobrança.
É importante agora determinar um valor mínimo, e reduzir o preço quando possível e falar com o seus clientes sobre isso.
Existe um medo de reduzir o preço agora achando que vai ser difícil voltar a cobrar seu preço normal depois. Por isso Então é importante ter uma abertura honesta, informando que neste momento o preço está sendo modificado pelas circunstâncias, tornando seu trabalho mais acessível para o seu cliente mas deixando claro que depois os preços voltaram ao normal.

Uma opção e oferecer um bônus, melhorando o valor do que você faz, aumentar o valor percebido do que você está vendendo. Trazer algo a mais mantendo o mesmo preço.

O dinheiro não parou de circular.
Existe uma percepção equivocada de que o dinheiro parou de circular mas isso não é verdade. As pessoas continuam comprando. O que acontece é que o dinheiro está mais caro, está mais raro e as pessoas vão pensar 3 vezes antes de comprar e investir o dinheiro que elas tem.
Por isso, é importante aumentar a percepção de valor que os clientes tem.

Campanhas antecipando recebíveis.
O que é possível para o seu negócio vender agora  e que poderá ser entregue no futuro?
É possível fazer campanhas antecipando cupons, antecipando entrega de produto mas que o cliente pague agora.
Um bom exemplo disso são as companhias aéreas vendendo pacotes de 2021 com preços mais baratos porém recebendo pagamento agora.
É possível criar algo especial para o seu cliente, que ele pague agora mas que será usado mais a frente. Esse cupom tem um valor maior do que o cliente paga.

Atenção: Os cálculos precisam ser feitos com cuidado para que isso não futuro não se vire contra seu negócio.

Escrever para credores e pedir desconto.
Muitas pessoas conseguiram desconto no aluguel, desconto em ferramentas digitais existe um poder de barganha com os nossos credores nesse momento que nos possibilita abrir uma conversa e tentar garantir que você receba um desconto.
Ficar atenta as linhas de crédito e empréstimos disponíveis.
Nesse momento, muitas linhas de crédito e  empréstimos foram abertas a juros baixos. Linhas especiais para empreendedores.
Busque informações sobre essas linhas de crédito.
Vale a pena conversar com o gerente da sua conta e para avaliar as possibilidades.
A decisão de pegar um empréstimo é difícil e demanda organização. Verificar as regras e avaliar com cuidado para garantir que seu negócio não fique ainda mais vulnerável.
Muitas dos empreendedoras não estão acostumadas a pegar crédito e investimento para os nossos negócios. Mas, esse é uma circunstância diferente que exige que a gente se abra para novas possibilidades.

Atenção a oportunidade de negócio.
A medida que as pessoas estão mudando seus estilos de vida e suas necessidades aparecem oportunidades de negócio.
Isso não significa querer lucrar com a dificuldade das pessoas mas sim avaliar como seu conhecimento pode ajudar nesse momento.
É importante analisar para onde o valor está indo. Onde as pessoas agora estão colocando valor. O que está mudando? As pessoas estão ficando mais em casa, estão lendo mais? ë importante estar atenta as mudanças de comportamento e necessidades.

Diversificar buscar outras oportunidades.
Se o seu negócio está em uma situação difícil, se ele faz parte dos setores mais afetados: Olhe para o seu negócio, olhe para o seus recursos e para suas habilidades pessoais.

Faça uma lista de tudo que você sabe e pode fazer oferecer.
Quais habilidades que você tem que nesse momento podem ajudar você a diversificar e ampliar a forma como você opera nos negócios hoje?
Seres humanos são multi-potentes  e principalmente em circunstâncias de dificuldade são capazes de se organizar para usar suas habilidades em contextos diferentes.

Trabalhos internos para o futuro.
É super importante separar algumas horas do dia para realizar trabalhos internos, trabalhos para o futuro. Trabalhos que lá na frente vão te ajudar a estar mais equipada para as com as coisas voltarem acontecer.
Você pode organizar as ferramentas do seu negócio, gerar conteúdo, organizar as fotos e imagens , as possibilidades são muitas.
Pense nos trabalhos internos que vão te ajudar ao seu negócio funcionar ainda melhor quando as coisas retomarem seu ritmo.
Pense em atividades que podem ajudar a impulsionarem o seu negócio no futuro. Produtos que você quer lançar, serviços que você pensa em oferecer.

Mantenha-se bem.
Essa dica não é diretamente para o seu negócio. É sobre você. O que você pode fazer para se manter bem nesse período?
Busque formas de se manter bem. Sem você como seu negócio poderá continuar?

 

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