Jornada da mãe empreendedora Maternativa #03 – Vivian Abukater

RESUMO POTENTE DA LIVE DA VIVIAN ABUKATER

Quando o mercado muda, quando o cliente muda sua forma de comprar e se relacionar, quando demandas param de existir e novas demandas surgem seu negócio precisa se adaptar.
Modelo de negócio – É hora de repensar o seu!

Clientes:
Seus clientes continuam os mesmos?
Sua necessidades continuam as mesmas?
Como eles estão comprando?
Que tipo de atendimento esperar receber?
Que tipo de entrega buscam?
Qual a forma de pagamento estão dispostos a usar?

É hora de conversar com os seus clientes.
Pode ser por ligação, e-mail , encontre o melhor canal mas converse!
Escute como eles estão. Como estão comprando seu tipo de produto ou serviço.
Escute se seus produtos e serviços ainda são relevantes.
Entenda se eles precisam de outras formas de pagamento, se esperam outro tipo de atendimento, outro tipo de entrega.
Descubra quais seus novos desafios, suas novas necessidades e suas novas dores.

Proposta de Valor
Sua proposta de valor ainda é relevante para os seus clientes?
Se você conversou com seus clientes já poderá ser capaz de responder que problemas eles tem e quais você pode ajudar a resolver.
Pode pensar se terá que criar novos produtos ou serviços ou adaptar os que você já tem e oferece.
Seja critica e encare a realidade: O que você oferece ainda é relevante ou é hora de encontrar outros caminhos ou outro negócio?

Relacionamento com o Cliente e Canais de venda
Se seus clientes esperam um novo formato de atendimento e entrega dos produtos e serviços você terá que repensar e avaliar a viabilidade de de adaptar e encontrar novos caminhos.
Se os clientes tem menos tempo é hora de facilitar sua comunicação. Pense anos principais dúvidas que tem sobre seu negócio e se prepare para responde-las mais rápido e melhor.
Pense nos canais virtuais disponíveis para se comunicar e organizar sua logística.

Fontes de receita
O que mudou nas suas fontes de receita?
É hora de fazer as contas e ter clareza sobre sua receita, o quanto fatura e o potencial de faturamento.
Se a receita com o novo cenário não for suficiente é hora de repensar o negócio e sua viabilidade.
Pensar em novas fontes de receita como novas formas de pagamento, novos produtos e serviços.

Atividades Chaves do Negócio e suas habilidades
Todas as empresas realizam um conjunto de atividades chaves que garantem o funcionamento no negócio. Que garantes que a proposta de valor seja entregue.
As atividades vão garantir a entregar da proposta de valor, viabilizar o relacionamento com os clientes e o funcionamento dos canais de distribuição.
Entre as atividades chaves é normal que as empreendedoras tenham maior facilidade e habilidade em parte delas.
Pare e pense nas suas habilidades. Como elas podem ajudar você a pensar em novos produtos e serviços, em novos modelos de negócio?

Recursos Principais
Quais os recursos devem ser utilizados para operar os canais de distribuição, tornar o relacionamento com o cliente duradouro e garantir os meios de pagamento.
Os Recursos podem ser físicos, humanos, financeiros e Intelectuais.
Pense quais os recursos que as novas demandas exigem, pense se você dispõe desses recursos. Caso não possa os recursos necessários é possível estabelecer parcerias para obte-los?

Parcerias
Ambiente competitivo: Colaborativo é mais saudável. Nem tudo precisa ou deve ser feito pela empresa. Mas Atenção, cuidado com a dependência de parceiros. A terceirização precisa ser regada de cautela principalmente no que compete ao coração do negócio.

Como vimos na Live da Flavia: Quando você vai ao encontro de uma parceria é importante escutar o que o outro lado busca, o que move aquela pessoa e seu negócio.
Nem sempre é algo material, as vezes é deixar um legado. Ter um impacto positivo no mundo mas escutar é fundamental! então PERGUNTE! ESCUTE!
Assim que se inicia uma parceria de sucesso!

Parceria é Ganha-Ganha
Parceria é Colaboração
Parceria é Conexão
Parceria é Escuta
Parceria é Complementar
Parceria é Construir Junto

Estrutura de Custos
Pensar na entrada, da venda, na receita é tão fundamental quanto pensar nos custos.
Quais são os custos mais relevantes no seu negócio?
É hora de buscar reduzir todas as despesas possíveis e enxugar aquilo que não é essencial.
Pense sobre os novos modelos de atendimento vão impactar como nos custos?
Pense sobre os custos que vão envolver a criação e manutenção das parcerias, a execução das Atividades-Chave, a compra e manutenção dos recursos.
Tenha clareza sobre os seus números.
É hora de sentar e olhar para os números.
Um dos grandes pilares para qualquer empreendedora é ter clareza sobre a saúde financeira do seu negócio.

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