PRECISAMOS EXERCITAR A EMPATIA ANTES DE USAR #NOVONORMAL

Depois da reportagem AzMina sobre multas por barulhos de criança na quarentena – levamos a questão para comunidade  – em algumas horas eram centenas de relatos!

Precisamos exercitar a empatia antes de usar #novonormal

Nesse momento, algumas famílias  estão podendo manter o isolamento social trabalhando em Home Office e a busca é por empatia com vizinhos parece ser um grande desafio.

Nesse contexto podemos refletir sobre como as crianças são percebidas na nossa sociedade como seres humanos com direitos limitados.

Muitos esquecem da sua infância e não conseguem exercitar o se colocar no lugar do outro.

É importante lembrar que 71 milhões de brasileiros não podem fazer Home Office. São 3 em 4  cada quatro brasileiros.

*LEIA OS COMETÁTIOS E SE QUISER CONTAR COMO ESTÁ POR AI NOS NOSSOS POSTS DO INSTAGRAM OU NA COMUNIDADE DO FACEBOOK

JB: Muitas Reclamações! Mas não só as mães, aqui no meu prédio tá chovendo reclamação uns dos outros por nada , as pessoas desaprenderam…

LC: Recebi uma notificação semana passada, com o aviso de uma possível multa. Desde então eu tô completamente estressada e descontando nas minhas filhas a reclamação dos vizinhos. Não sei mais o que fazer.

CM: Aqui temos os dois lados: vizinha que reclama de barulho meio dia e de tardezinha, que a mãe fala alto com a criança (mas mãe, ne? Nada de anormal! Ainda mais que nossos apartamentos se escuta tudo!) e vizinha que abusa, que grita mas usando palavras pesadas pra falar com criança (diz que vai matar e manda tomar naquele lugar!). Sei que gritaria não é confortável pra ninguém. Eu mesma quase enlouqueço com meu filho em casa. Mas poxa, criança precisa extravasar e como, se não podem brincar com outras crianças e nem saem? Mas agredir, mesmo q verbal ou psicologicamente a criança vai além dos limites..

FC: A vizinha já reclamou do meu filho, escreveu até “que tipo de mãe” era eu que deixava meu filho fazendo barulho no caderno de reclamações.

Fiquei tão empu…., eu já coloquei tapetes de eva, já coloquei tudo que podia, e ele não faz barulhos demais, apenas barulho de criança. Acabei ligando pra ela e explicando a situação, meu filho tem qse 3 anos, autista, parou com terapia, com fono, com psicóloga, com escola, natação e passeios. A rotina mudou completamente e ele tem sentido isso e ficando estressado tbm. Após tudo que falei ela pediu desculpas pelas palavras. Mas desde então fico mais nervosa ainda com medo dele fazer barulho e incomodar . Difícil

TP: Por aqui meu vizinho de baixo reclama cada vez que meus filhos levantam um pouquinho a voz. Palhaçada né?!

IF: Uma coisa que aprendi nos meus 40 anos foi: TODA HISTÓRIA TEM 2 LADOS, toda…..

JM: Eu recebi uma reclamação do vizinho d baixo

Fiquei arrasada, as crianças tinham dormido- a tarde , acordaram umas 17h animadas , brincaram de pega pega , deve ter feito barulho mesmo, mas depois tudo se acalmou assistiram tv , brincaram de carrinho, boneca , jantaram e as 22h o bebe derrubou um brinquedo no chão , quando ja tava tdo calmo, foi ai que recebi a ligação. Acho q o cara ficou esperando o dia ppr este momento.

Chorei, me senti péssima , depois me veio uma raiva enormeeee do cara e por fim senti q precisava fazer alguma coisa

Escrevi um bilhete e coloquei embaixo da porta do vizinho no dia seguinte..

EB: Difícil viu… as pessoas que moram em apto deveriam lembrar que o barulho no “seu teto” na verdade é o barulho de alguém no chão da sua própria casa e vice-versa, por isso o bom senso de ambos os lados e um pouquinho de tolerância deveriam ser suficiente.

LM: A verdade é que as pessoas estão cada vez mais individualistas porém precisam habitar no mesmo espaço com diferentes formas de família! Coitadas das crianças trancadas em aptos minúsculos, sem brincar com outras crianças, sem escola, sem passeio, nem na vó podem ir…quem não compreende melhor morar em uma bolha!!

LL: Olha das 8 as 22 não tem lei que permita multar por barulho. Tudo se conversa e se a pessoa já fez o possível pra reduzir, acabou a discussão. Criança não tem botão de desligar. 

JC: Meu vizinho chamou a polícia as 13h da tarde porque meus filhos estavam fazendo desordem!!! Sendo que moramos em cima de um bar que tem música na varanda até as 3h da manhã de 5a a domingo!! E meus filhos passam 10 horas do dia na rua e outras 10 horas dormindo!!!! Viajamos todas as férias e finais e semana!!

LF: Aqui no condomínio depois de duas multas recorridas na justiça e o resultado financeiro rateado entre os condôminos agora só tem multa com bo. Se vc não está disposto a registrar um bo fique quieto e use fone de ouvido. Só paz agora

Deixe um comentário