RESUMO POTENTE DA LIVE DA LAIS DE OLIVEIRA PARA JORNADA EMPREENDEDORA DA MATERNATIVA

GESTÃO DE CRISE NO NEGÓCIO – CASE NÓS E O DAVI.

O primeiro passo é a contingência: Saber quais recursos estão disponíveis, quanto tempo eles vão durar e quais vão acabar.

Nem todos os recursos podemos medir dessa forma.

Os 3 principais recursos empreendedores são:

TEMPO

ENERGIA 

DINHEIRO

Muitas vezes colocamos tempo e energia em uma “única sacola”mas as coisas não funcionam bem assim. Muitas vezes temos tempo mas não temos energia para colocar no negócio e fazer-lo crescer. 

A negociação com fornecedores é super importante para garantir a manutenção do negócio. 

essa negociação faz parte da gestão da crise e pode aumentar o prazo de manutenção do seu negócio e fazer você ganhar tempo. Ganhar tempo para poder empregar da melhor forma seu recurso de tempo e energia.

No primeiro momento precisamos fazer o levantamento do recurso dinheiro. Saber quanto temos e quando ele vai acabar. Para isso a parte financeira precisa estar organizado.

Sabermos nosso custos fixos, quanto dinheiro temos na praça (recebimentos e pagamentos pendentes), quanto temos disponível para fazer o negócio girar.

Para as mães o recurso de energia, não está no nosso melhor, crianças em casa, escola sem previsão de volta. Se não estamos com nossa energia na melhor forma precisamos escolher em quais projetos vamos apostar, em quais vamos colocar nosso tempo.

Importante escolher em que projetos você vai colocar seu tempo nesse momento complicado. 

Por exemplo: Par alguns negócios existe a escolha de adiar projetos que exigem muito contato fisico. Outros que exigem muito investimento de dinheiro também podem ser revistos para garantir a segurança do seu caixa. 

É possível investir em plantar sementes de projetos futuros. Aqueles considerados invisíveis que envolvem organização e planejamento. Ajustar projetos que levam tempo 

Revisão de e-mail para clientes, revisão de processos, organizar base de clientes, revisar operações e pensar na otimização, revisar as tecnologias que você utiliza.

ORGANIZAR A CASA E FAZER AS TAREFAS QUE PODEM AJUDAR A COLHER FRUTOS NO LONGO PRAZO.

É importante pensar que  executar atividades de organização não é estar parado. É avançar de forma mais lenta mas que pode acelerar o negócio em breve.

Tirar a cobrança insana pode também ajudar a manter o recurso de energia VIVO. Esgotar o recurso de energia é inviabilizar o negócio tanto quanto a falta de dinheiro.

É manter a empresa, o time e as energias que movem o negócio juntos e bem. 

É preciso ser REALISTA para fazer as escolhas e olhar o negócio no longo prazo.

Quem não tem financeiro, processos de venda e atendimento : Essa é a hora!

É um bom momento para pesquisar o que seu cliente quer. Exercitar a escuta antes de agir.

Nem tudo é só sobre empregar a energia em divulgar e vender. Sentir o momento do cliente e pensar em como a empresa pode contribuir nesse momento com ele.

Para quem trabalha com serviços, oferecer tempo é oferecer sua capacidade produtiva. fazer as escolhas é ainda mais importante.

Outra dica importante nas relações nesse momento é entender a comunicação é assíncrona .

Saber que você vai mandar a informação, iniciar o diálogo mas vai saber esperar a resposta no tempo do outro. É importante esperar o tempo do outro , ainda mais nesse momento. 

Não é momento de exigir que todos estejam on-line e disponíveis o tempo todo , ainda mais agora. 

1 – A comunicação é síncrona quando o emissor está em contato “direto” com o receptor e vice-versa. Não há, em princípio, nenhum “delay” ou tempo a mais na comunicação. O exemplo clássico é a comunicação telefônica. Também modernamente temos os chats, salas de conversações online entre duas ou mais pessoas. Temos também o cara a cara, conversa presenciais.

2 – A comunicação é assíncrona quando o emissor envia uma mensagem ao receptor e esse não necessariamente a recebe no mesmo momento, ou, se a recebe, não necessariamente a acessa naquele mesmo momento, daí o termo assíncrono. O exemplo clássico é a carta, que em tempos modernos, mesmo muita gente não mais o usando e nem lembrando de que se trata, se transformou no e-mail. 

Nas atividades e tarefas é importante deixar claro o que é urgente e o que pode ser feito em outro tempo. Não dá para colocar todas as atividades e tarefas como urgentes e prioridades porque no final o que é urgente vai se perder. 

Como aproveitar mais os recursos?

Novamente é importante definir prioridades. Com o tempo escasso a a energia sendo limitada.

Empregar a energia e o tempo naquilo que vai trazer melhores resultados. 

Deixe um comentário