O QUE SIGNIFICA SER PAI?

O que significa ser Pai?

Infelizmente, na cultura patriarcal existente no mundo e no Brasil acentuada pela consciência coletiva machista, a função paterna ainda carrega esteriótipos tóxicos e muito pouco construtivos.

O dia dos pais está chegando estamos acompanhando as questões que envolvem a marca @naturabroficial e o anúncio de @thammymiranda como protagonista da campanha de dia dos pais.

É muito estranho imaginar que como sociedade ainda cultivamos modelos de pensamento que resumem a paternidade como sendo apenas uma questão biológica.

Enquanto se espera da mãe muito se espera quase nada de um pai.
As frases “mãe é quem cria” e “pai é quem provê” carrega parte dessa conversa.
Para a mãe a função de criar ao pai a função de sustentar.

A grande questão, é que a prática funciona de maneira muito diferente.
Mães no Brasil proveem financeiramente e afetivamente um número gigantesco de crianças e adolescentes, absolutamente sozinhas!

O número de mães solo no Brasil saltou de 10,5 milhões para 11,6 milhões no período de 2005 a 2015. Os dados são do mais recente censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das famílias comandadas por mulheres, 56,9% vivem abaixo da linha da pobreza. O número de crianças que sequer têm o registro do pai na certidão de nascimento já soma 5,5 milhões.

As bases de construção e definição dos significados de mãe e pai já são por si revoltantes.
Ao consultar o dicionário o que você vai encontrar como definição é :
Pai – substantivo masculino: Aquele que tem ou teve filho(s); genitor, progenitor. Indivíduo em relação aos seus filhos.
Mãe – substantivo feminino : Aquela que gerou, deu à luz ou criou um ou mais filhos.

Assim seguimos, vivendo em uma sociedade que prefere se sentir ofendida ao ver um transexual exercendo sua paternidade publicamente e calada em relação a todas as figuras paternas hétero normativas que nem cumprem com seu papel de provedor financeiro e nem tão pouco com seu papel de criar e nutrir afetivamente sés filhos!

Isso precisa mudar!
Repense seus valores porque precisamos nos transformar até o ponto de reescrever os dicionários!

 

 

 

Texto: Vivian Abukater
Foto: Mayara Neves Fotografia
Deixe um comentário