No início da pandemia o mundo supostamente parou. Só que não. Para as mães, que movem o mundo, a vida não pára nunca. E já sabemos que diante de uma crise global as mães são mais afetadas e as que correm mais riscos de perder seus direitos e espaços.
E perdemos. A crise global desencadeada pela pandemia fez aumentar o desemprego entre as mães. Sem muitas condições de autonomia financeira, sem trabalho, os filhos sem creche e escolas, muitas ficam vulneráveis também às violências domésticas, que também cresceu paralelo ao desemprego.
Desempregada e sujeita a violências domésticas não tem como a mãe não pirar, ou seja, as mães também são as mais afetadas na saúde mental.
O empreendedorismo materno cresceu devido às necessidades da mulher mãe lutar pela sobrevivência da família. Mas, as condições para a mãe empreendedora em plena pandemia não é fácil.
Qual tempo essa mãe tem para trabalhar, ainda que em casa? O cuidado com as crianças e as atividades domésticas tomam maior parte de seu tempo: 92% de cuidado com os filhos, 85% de rotina de cuidado da casa, 74% de atividades escolares, 59% de atividades do negócio, ou seja, casa e filhos ainda ocupam quase todo o tempo da mãe. Tempo para o cuidado de si? Tempo para o lazer? Não tem. Isso impacta negativamente na vida não apenas das mães, mas das crianças e consequentemente da sociedade.
Ao ouvir as mães empreendedoras concluímos que 95% se sente sobrecarregada e 94% considera o desafio das múltiplas jornadas pesado. As mães sabem do que precisam. Quando ouvimos as mães empreendedoras, 98% afirmaram precisar de ter mais tempo para trabalhar, estudar, fazer cursos, dedicarem mais tempo para divulgação, obter recursos para investir e receber orientação na gestão de negócios.
Precisamos acertar essa conta e para isso é necessário que empresas e Estado se responsabilizem com as pautas das mães e das crianças. A implementação de políticas públicas voltada para as mães é urgente!
Você, como mãe e empreendedora, do que você precisa? Vamos construir caminhos para atravessar essa tormenta?