Às vezes, temos simplesmente a sensação que o mundo está um caos, todo mundo perdido e salva-se quem puder! Principalmente se você for mulher e mais ainda Mãe.
As desigualdades de gênero atravessam todos os campos: etnia, status socioeconômico, deficiência, idade, raça, localização geográfica e orientação sexual, afetando dramaticamente as mulheres e meninas.
A pandemia tem implicado num ponto fundamental para as mulheres: o trabalho. Com escolas e creches limitadas, a mulher mãe se vê numa tripla jornada sem fim.
A equação entre trabalho, atividades domésticas e criar filhos, além de seguir investindo na própria formação e se atualizar na sua área, é uma conta que para a maioria das mães é impossível de fechar.
O resultado dessa conta é que as mães estão Exaustas da Exaustão. Estão mais pobres e com a saúde mental mais comprometida.
Diante disso, precisamos pensar estrategicamente. Que horizonte podemos ver para as meninas, mulheres e mães? O que queremos e o que precisamos?
Informar-se, pensar e preparar para transformar: estes são os verbos que devem direcionar nossas ações para construirmos nosso futuro. Partindo dessa premissa, a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho e a União Européia, se uniram para realizar o programa “Ganha-ganha: igualdade de gêneros significa bons negócios”.
O programa traz várias estratégias para cumprirmos a Agenda 2030, um pacto global para o desenvolvimento sustentável. A agenda 2030 tem 17 objetivos e um deles é promover a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Nós, da Maternativa, estamos desde 2015 promovendo diversas ações para reparar as desigualdades de gênero. Estamos somando para cumprir a agenda 2030. Nos próximos dias, iremos trazer as propostas e estratégias do programa “Ganha-ganha: igualdade de gêneros significa bons negócios”.
Fiquem ligadas e colem com a gente! Vamos construir nosso horizonte, como queremos e precisamos! Vamos protagonizar nossa história. As mães movem o mundo!