fbpx

Quem lucra com nosso tempo e trabalho?

As mães movem o mundo! Mas, quem lucra com nosso tempo e trabalho?

Mulheres e meninas ao redor do mundo dedicam 12,5 bilhões de horas, todos os dias, ao trabalho de cuidado não remunerado – uma contribuição de pelo menos US $10,8 trilhões por ano à economia global – mais de três vezes o valor da indústria de tecnologia do mundo.

Você já parou pra fazer as contas de quantas horas uma mãe investe no cuidado da casa e dos filhos? Vamos falar da economia do cuidado!

O número de horas trabalhadas nos cuidados pode variar bastante dependendo da configuração familiar, se a mulher consegue dividir o cuidado com outras pessoas na casa, se tem condições financeiras pra pagar funcionários e escolas. Tbm existe a variação de acordo com a idade dos filhos e quão independente eles já são.

A sobrecarga de trabalho doméstico faz com q mulheres sacrifiquem oportunidades de aprendizado e de crescimento pessoal. Faz com q não tenham tempo pra atuarem de forma plena nos trabalhos remunerados, faz com q atuem em trabalhos informais ou tenham poucas horas disponíveis para seus negócios ou trabalhando contratadas e q tenham dificuldade de encontrar sua independência financeira!

Romantizar a atuação dessa super mãe “dona de casa” exemplar, q com amor faz todo trabalho de cuidado sozinha pq coloca seus filhos e seu lar como prioridades sem se queixar, faz parte das engrenagens machistas da sociedade capitalista.

Contando essa bonita história e repetindo ela incansavelmente, constroem um padrão de comportamento q mantém as mulheres aprisionadas em um lugar de fragilidade, onde sempre dependerão dos homens, q dispensados de todo trabalho de cuidado, podem desempenhar seu papel provedor. Eles seguem enriquecendo e nós seguimos sustentando esse sistema.

Vamos falar todos os dias, vamos falar até q nossas vozes sejam escutadas e, quando precisar, nós vamos gritar com toda força dos nossos pulmões.
Vai chegar o dia em q o trabalho q fazemos para manutenção da sociedade seja reconhecido com justiça e com divisão justa.

Nós mães, estamos cada vez mais juntas, uma mãe levanta a outra. As mães movem o mundo!

#maternativa

Deixe um comentário