Somos

Maternativa

Somos a primeira startup de impacto social do Brasil que tem como propósito discutir e transformar a relação entre mães e trabalho.

A conquista do mercado de trabalho e da possibilidade de mulheres exercerem uma atividade profissional para além da doméstica é historicamente recente.

Ao mesmo tempo que elas se apoderaram das novas oportunidades, se descobriram realizando jornadas de trabalho triplas e até mesmo quádruplas, pois o trabalho doméstico e os cuidados com os filhos e a casa não foi igualmente distribuído.

Pesquisas mostram que mulheres gastam 2,5 vezes mais tempo que homens em tarefas domésticas e de cuidado que não são remuneradas, o que aponta para a dimensão e complexidade dessa questão – que é coletiva, sistêmica e afeta a realidade de mulheres no mundo todo. (veja aqui)

Nesse contexto, em que a mulher é culturalmente o principal responsável pelo funcionamento e os cuidados relativos a casa e família, a maternidade tem impacto direto na sua vida profissional.

Por outro lado, após os primeiros meses da chegada de um filho, mulheres desenvolvem ou redescobrem habilidades significativas para o trabalho, como otimização do tempo, criatividade e produtividade, maior senso de responsabilidade e liderança, motivação, compreensão e empatia.

A Maternativa se dedica intensamente a transformar a relação entre mães e trabalho, independente do caminho que cada mulher encontrar para sua realização: empreender, permanecer ou mudar de emprego ou atividade profissional, dedicar-se exclusivamente ao cuidado da família.

Nosso propósito é colocar em pauta as mudanças que a maternidade suscita nesse âmbito e, a partir delas, ter um olhar mais profundo e amplo para encontrar novas formas das mulheres se manterem produtivas, potentes e reconhecidas, na vida profissional e familiar.

Nosso desafio é encontrar caminhos para transformar, também, a realidade de milhares de mulheres sem perspectivas de entrar para o mercado de trabalho formal, que se vêem sobrecarregadas com a responsabilidade exclusiva sobre o cuidado dos filhos antes mesmo de conseguir completar a educação básica, que vivem desamparadas nos seus direitos sociais básicos garantidos pela Constituição Federal (educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e infância).

Nossa rede

Somos 24 mil mães conectadas no mesmo propósito!

A Maternativa é pioneira ao discutir a relação entre mulheres que são mães com o mercado de trabalho. Criada em 2015, conta com mais de 24 mil mães conectadas em um grupo no Facebook, trocando informações relevantes sobre trabalho e universo materno. A empresa foi selecionada em 2019 para o Facebook Community Leadership Program, do Facebook, como uma das comunidades de maior impacto no mundo.

A Maternativa foi criada pela pedagoga Ana Laura Castro, e hoje conta com a executiva Vivian Abukater como sócia. As diversas frentes de trabalho incluem encontros, workshops, cursos de formação presenciais e online, consultoria para marcas e empresas, além de feiras de empreendedorismo voltadas a empresas criadas por mães, entre outras atividades.

Dar visibilidade às profissionais de sua rede é um dos objetivos da empresa e, nesse sentido, a Maternativa estimula a economia e os negócios envolvendo produtos e serviços de Empresas Maternas com as hashtags #compredasmaes e #maternativa nas suas redes sociais.Agora, a rede também lança um site para compra direta www.compredasmaes.com.br.

Desde a fundação da startup, centenas de mães foram impactadas diretamente em mais de 50 encontros presenciais, e mais de três mil mães foram impactadas indiretamente.
Em 2019, a Maternativa criou o Guia de Boas Práticas para empresas, que será distribuído gratuitamente para empresas com ações propositivas de mudanças e melhorias nas relações das empresas com mulheres que são mães, tratando de questões como licença-maternidade, licença-paternidade, produtividade, entre outros temas.

Prêmio Facebook
Em 2019, a Maternativa foi selecionada para o Facebook Community Leadership Program, no Vale do Silício, como uma das comunidades de maior impacto social no mundo. Suas sócias e fundadoras foram convidadas para diversas rodas de conversas e workshops ao lado de líderes de diversas comunidades virtuais do mundo todo.

A convite do Facebook, Vivian Abukater, sócia da Maternativa, representou a América Latina no International Press Day, evento que celebra o Dia Internacional da Imprensa, em Menlo Park, Califórnia. Diante de 50 jornalistas do mundo todo, Vivian respondeu perguntas de Katherine Woo, diretora de Gerenciamento de Produto para Grupos e Comunidades do Facebook.

Ao final do encontro, a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, primeira mulher membro do conselho de administração da história do Facebook, fez questão de cumprimentar pessoalmente e parabenizar o trabalho da Maternativa.

Ana é fellow oficial do Facebook para fazer os encontros do programa de liderança.