Maternativa
Somos a primeira startup de impacto social do Brasil que tem como propósito discutir e transformar a relação entre mães e trabalho.
Apoiar as mães é o propósito de tudo que fazemos.
Nós acreditamos na importância de colocar todas as pessoas independente de gênero e suas famílias em primeiro lugar. Para construção de uma sociedade mais justa, dentro das empresas essa meta também precisa ser prioridade e é por isso que oferecemos suporte para empresas quando o assunto é parentalidade.
Geramos impacto quando trazemos luz para potência que existem na maternidade, em como a chagada dos filhos impacta positivamente as famílias quando pais recebem suporte para exercitar sua parentalidade.
A Maternativa conhece profundamente, realiza e desenvolve pesquisas, atuamos ao lado de empresas que querem contribuir com a experiência de seus colaboradores, mães e pais que estão buscando qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.
Nós sabemos que a vida pessoal e o trabalho se misturam e temos soluções para facilitar e potencializar ambas.
É preciso dialogar sobre as dificuldades e soluções com um olhar cuidadoso.
Nosso nosso objetivo principal é mudar o cenário Brasileiro onde 48% das mulheres que viram mães saem ou são tiradas do mercado de trabalho antes dos seus filhos completarem 1 ano.
Para isso, a inclusão dos pais na discussão sobre divisão justa do trabalho de cuidado é fundamental.
Quando uma empresa enxerga a maternidade e paternidade como parte de um momento que importa dentro da instituição, consegue de fato contribuir com vida dos seus colaboradores e na construção de uma sociedade com mais equidade de gênero.
Pesquisas mostram que mulheres gastam 2,5 vezes mais tempo que homens em tarefas domésticas e de cuidado que não são remuneradas, o que aponta para a dimensão e complexidade dessa questão – que é coletiva, sistêmica e afeta a realidade de mulheres no mundo todo. (veja aqui)
Nesse contexto, em que a mulher é culturalmente o principal responsável pelo funcionamento e os cuidados relativos a casa e família, a maternidade tem impacto direto na sua vida profissional.
Por outro lado, após os primeiros meses da chegada de um filho, mulheres desenvolvem ou redescobrem habilidades significativas para o trabalho, como otimização do tempo, criatividade e produtividade, maior senso de responsabilidade e liderança, motivação, compreensão e empatia.
A Maternativa se dedica intensamente a transformar a relação entre mães e trabalho, independente do caminho que cada mulher encontrar para sua realização.
Nosso propósito é colocar em pauta as mudanças que a maternidade suscita nesse âmbito e, a partir delas, ter um olhar mais profundo e amplo para encontrar novas formas das mulheres se manterem produtivas, potentes e reconhecidas, na vida profissional e familiar.
Prêmio Facebook
Em 2019, a Maternativa foi selecionada para o Facebook Community Leadership Program, no Vale do Silício, como uma das comunidades de maior impacto social no mundo. Suas sócias e fundadoras foram convidadas para diversas rodas de conversas e workshops ao lado de líderes de diversas comunidades virtuais do mundo todo.
A convite do Facebook, Vivian Abukater, sócia da Maternativa, representou a América Latina no International Press Day, evento que celebra o Dia Internacional da Imprensa, em Menlo Park, Califórnia. Diante de 50 jornalistas do mundo todo, Vivian respondeu perguntas de Katherine Woo, diretora de Gerenciamento de Produto para Grupos e Comunidades do Facebook.
Ao final do encontro, a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, primeira mulher membro do conselho de administração da história do Facebook, fez questão de cumprimentar pessoalmente e parabenizar o trabalho da Maternativa.
Ana é fellow oficial do Facebook para fazer os encontros do programa de liderança.
Prêmio Brasil Criativo – 2016
Categoria Patrimônio Imaterial
Vai Tec – Prefeitura de São Paulo – 2016
Edital para criação de site
Nossa rede
Somos mais de 27 mil mães conectadas no mesmo propósito!
A Maternativa é pioneira ao discutir a relação entre mulheres que são mães com o mercado de trabalho. Criada em 2015, conta com mais de 27 mil mães conectadas em uma comunidade no Facebook, trocando informações relevantes sobre trabalho e universo materno. A empresa foi selecionada em 2019 para o Facebook Community Leadership Program, do Facebook, como uma das comunidades de impacto no mundo.
A Maternativa foi criada pela pedagoga Ana Laura Castro, e hoje conta com a executiva Vivian Abukater como sócia. As diversas frentes de trabalho incluem, consultoria para marcas e empresas.
Dar visibilidade às profissionais de sua rede é um dos objetivos da empresa e, nesse sentido, a Maternativa estimula a economia e os negócios envolvendo produtos e serviços de Empresas Maternas na maior vitrine virtual de mães empreendedoras do Brasil www.compredasmaes.com.br.
Desde a fundação da startup, centenas de mães foram impactadas diretamente em mais de 50 encontros presenciais, e mais de 8 mil mães foram impactadas indiretamente.
Em 2019, a Maternativa criou o Guia de Boas Práticas para empresas, para repensar ações propositivas de mudanças e melhorias nas relações das empresas com mulheres que são mães, tratando de questões como licença-maternidade, licença-paternidade, produtividade, entre outros temas.